Eco Vida-Sustentabilidade 
Sites Grátis no Comunidades.net
Lixo e doenças
Lixo e doenças

O lixo, denominado tecnicamente de resíduos, é o resultado de restos ou sujeiras das atividades das pessoas em sua vida diária. Ora, assim podemos dizer que cada brasileiro produz 1 kg de lixo por dia, no entanto, esse lixo deixado de maneira inapropriada, como em lixões, pode causar impactos ambientais profundos, pois é colocado a céu aberto, sem nenhuma proteção ao ambiente ou aos moradores das proximidades; onde existem animais que se alimentam desse lixo e microrganismos que podem transmitir doenças. É sobre isso que falaremos a seguir:

Ratos

A mordida, pulga,fezes e urina do rato, pode levar a determinadas doenças como:

Tifo: O tifo é causado pela bactéria Rickettsia prowazekii, esta por sua vez é um parasita intracelular que não se reproduz fora das células hóspedes. É uma doença epidêmica transmitida pelo piolho humano e de roedores em seu corpo.

O piolho já introduzido no corpo, quando libera suas fezes, bactérias entram em contato com o corpo humano através de feridas. As bactérias se reproduzem no interior das células e o período de incubação é de dez a catorze dias. 

Sintomas:

. DORES DE CABEÇA;

.  CALAFRIO;

. FEBRE;

. DOR NO CORPO E NAS ARTICULAÇÕES;

. MANCHAS VERMELHAS QUE PERSEVERAM POR DUAS OU TRÊS SEMANAS.


Leptospirose: 

Doença também chamada de Mal de Adolf Weil ou, na sua forma mais grave, Síndrome de Weil. É uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal. Se é adquirida por roedores e outros animais mamíferos, além de atingir animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica. O rato do esgoto é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em  grande número e da proximidade com seres humanos.

Sintomas:

. MAL ESTAR;

. DOR MUSCULAR (MIALGIAS) ESPECIALMENTE NA PANTURRILHA;

. DORES DE CABEÇA E NO TÓRAX;

. OLHOS VERMELHOS;

. TOSSE;

. CANSAÇO;

. CALAFRIOS;

. NÁUSEAS;

. DIARRÉIA;

. DESIDRATAÇÃO;

. EXANTEMAS (manchas vermelhas no corpo);

.MENINGITE

 

Outras doenças:

. PESTE

 ________________________________________________________________________

MOSCAS

Suas doenças são adquiridas pela contaminação dos alimentos e através do contato.

Febre Tifóide: A febre tifóide é uma doença causada por uma bactéria chamada Salmonella entérica sorotipo Typhi. Sua transmissão se dá através do contato direto com fezes, urina, vômito e secreções da pessoa infectada. Ocorre também através da ingestão de água ou alimentos contaminados por desejos humanos com a bactéria salmonella entérica sorotipo Typhi.

Sintomas:

. Mal estar geral;

. Febre alta;

. Falta de apetite;

. Tosse seca;

. Diarréia ou prisão de ventre;

. Dores de cabeça;

. Retardamento do ritmo do coração;

. Aumento do volume do baço e manchas rosadas sobre a pele na região do tronco.

 Outras doenças:

. Verminose/ . Gastroenterite
________________________________________________________________

Baratas e formigas

Suas doenças podem ser adquiridas através da contaminação dos alimentos através de suas fezes, patas e contato.

Giardíase: A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo de sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos. Esses colonizam o intestino delgado, se reproduzem e seus descendentes, após sofrerem processo de encistamento, são liberados para o exterior do hospedeiro, quando este defecar. O período de incubação é entre uma e quatro semanas e a infecção pode ser assintomática. 

Sintomas:

. DIARREIA CRÔNICA COM CHEIRO FORTE;

. FRAQUEZA;

. CÓLICAS ABDOMINAIS NO HOSPEDEIRO.

 

Outras doenças:

. Febre Tifóide/ . Doenças gastrointestinais

__________________________________________________________

Mosquitos

A pessoa pode ser contamina através da picada da fêmea.          

Dengue: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

Sintomas:

. DOR DE CABEÇA;

. DOR ATRÁS DOS OLHOS;

. DORES MUSCULARES;

. DORES NAS JUNTAS;

. PROSTRAÇÃO;

. VERMELHIDÃO NO CORPO.
 

 

Malária: A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos  e é causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium (phylum Apicomplexa).Sua transmissão é quando os hospedeiros e vetores de transmissão da malária são as fêmeas dos mosquitos do gênero Anofeles. Mosquitos jovens ingerem primeiro a malária ao se alimentar de um humano contaminado. Uma vez que o mosquito é infectado ele torna-se vetor da malária e pode contaminar outros humanos. Apenas a fêmea do mosquito alimenta-se de sangue, desta forma os machos não transmitem malária. As fêmeas do mosquito do gênero Anofeles preferem se alimentar de noite. Elas geralmente começam a procurar alimentação ao anoitecer e continuam pela noite adentro. Os parasitas da malária também podem se transmitidos por transfusão de sangue, embora isso seja raro.

Sintomas:

. FEBRE

. CALAFRIO

. DOR NAS ARTICULAÇÕES

. VÔMITO

. ANEMIA

. HEMOGLOBINÚRIA

. CONVULÇÕES

 

Febre Amarela: A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), causada pelo vírus flavivírus e que tem como hospedeiro natural os primatas não-humanos (macacos) que habitam as florestas tropicais.Os pesquisadores identificam dois tipos de febre amarela: silvestre e urbana.

Sintomas:

. FEBRE ALTA

. MAL-ESTAR

. DOR DE CABEÇA

. DOR MUSCULAR MUITO FORTE

. CANSAÇO

. CALAFRIOS

 . VÔMITO

 . DIARREIA 

 


 

 





Total de visitas: 19168